Europa: Parte 3

Resolvemos ir da Franca para a Italia de trem. Nao tem trem-bala que cubra esse trajeto [nao que eu tenha achado, pelo menos], entao pegamos um overnight.
Levamos uma baita surpresa quando entramos no trem… Nao achei que fosse tao "tosco"! Numa cabine minuscula, dormiam 6 pessoas, numa especie de triliche. Nao vou entrar muito em detalhes, mas o trem era bem menos do que eu estava esperando!
A viagem durou umas 15 horas e finalmente chegamos na Roma Termini, a principal estacao de trem e metro da cidade.

Deixamos as malas no hostel e fomos ao museu do Vaticano.
Quando marcamos a viagem, nao sabiamos que 1 de maio era feriado em quase toda a Europa. Ta, 1 de maio e’ feriado o Brasil, mas quando vc esta morando nos EUA, nem lembra mais dessas coisas! Conclusao: Roma estava lotada!
Ficamos quase 2 horas na fila para entrar no museu e quando entramos, eu meio que passei raiva, porque a visita nao foi como esperava. Nao porque o museu nao era interessante ou algo do tipo, mas pelo modo como a visita foi feita. Enfim, quando finalmente chegamos a capela Sistina, tinha tanta gente, tanto empurra-empurra, segurancas gritando, que nem deu para parar e olhar as pinturas. Foi meio chato…

No primeiro dia tambem, passamos pelo Vittoriano e Castelo de Sant’Angelo. Nao entramos, mas deveriamos.
Visitamos o Partenon e a Fontana de Trevi. A fonte foi o lugar mais cheio pelo qual passei! Dizem que quem joga uma moeda nesta fonte, retorna a Roma. Veremos se e’ verdade…

Este era o primeiro dia em Roma, mas ja era o oitavo dia de viagem, entao ja nao estavamos "muito bem das pernas". Voltamos para o hostel decididas a descansar, mas um rapaz muito simpatico nos chamou para ir num tour de pubs. Eles geralmente tem "acordos" com hostels para divulgar o tour e nos ja tinhamos vistos o papel dele antes. Nos ate queriamos ir, mas estavamos tao cansadas. Mas conversando com o rapaz, descobrimos que ele falava portugues [era um americano de ascendencia italiana, que aprendeu portugues com amigos!] e a simpatia dele nos conquistou e acabamos indo. E foi bem bacana!

No ultimo dia de fato da viagem, comecamos passando pelo Coliseu. O Coliseu e’ menor do que eu imaginava [so’ pra variar], mas achei incrivel visita-lo do mesmo jeito!
Passamos pelo Palatino, onde ficam as ruinas romanas e o Forum Romano. Passamos tambem po rum lugar chamado Terme di Caracalla, mais ruinas romanas.
Depois voltamos ao Cidade do Vaticano e visitamos as catacumbas dos antigos papas e nao conseguimos entrar na Basilica de Sao Pedro.

A esse ponto ja estavamos muito cansadas. Mochilao pela Europa cansa demais!

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos para o aeroporto de volta para os Estados Unidos.  Foram 9h30 de voo de Roma a Washington DC. Depois, a tensao de passar pela imigracao novamente faltado 23 dias para o visto expirar e com um documento no passaporte que nao deveria estar la… Deu tudo certo e sem nenhum grande interregatorio, como na Inglaterra.
Por pouco nao perco meu voo de conexao para Denver [por 5 minutos… eu passei pela imigracao e seguranca e sai correndo, literalmente, para conseguir embarcar]. Mais 3h30 de voo [a essa altura eu nao aguentava mais estar dentro de um aviao] e chego de volta ao "lar".
Fim da viagem.

Gostei de Roma, mas admito que nao gostei muito de como a viagem foi feita. Sempre pesquise tudo por si mesmo quando for fazer uma viagem.

O metro de Roma era pessimo. Poucas linhas e lotado, como em Sao Paulo, mas tambem era feio, masl sinalizado e nal conservado.
A Basilica de Sao Pedro nao tem nada demais vista do lado de fora.
E’ mais facil entender italiano do que eu imaginava!

No fim das contas, eu acho que a Europa se parece muito mais com o Brasil [Sao Paulo] do que os EUA.
A Inglaterra e’ de longe o lugar que mais gostei e se puder, eu volto para la um dia.
A Franca tambem e’ encantadora e um lugar cheio de historia, mas os franceses poderiam ser mais educados. Sao lindos, pelo menos, e chiques tambem.
A Italia, Roma, e’ cheia de ruinas por todos os lados. Chega a parecer que o Imperio Romano ainda existe entre a "cidade moderna".

E foi assim que conheci a Europa!